Crises de crescimento: Angústia ou Separação



Olá amadas....como estão?
Bem, há mais ou menos 1 semana que o Aquiles tem tido crises horríveis de hiperatividade, choro, ansiedade, inquietação antes de dormir. Tenho ido dormir super tarde, ontem consegui descansar ás 3h15 da manhã; estava desde as 11h00 tentando fazê-lo dormir.
Acontece que a gente fica suuuuper preocupada, acha que tem algo errado....que está fazendo algo errado....uma coisa. A consulta do Aquiles ainda demora um pouco, então resolvi na internet mesmo, buscar as informações necessárias...#santanet!
Descobri que há 4 grandes "crises", durante o crescimento do bebê. A primeira acontece aproximadamente aos 3 meses, ao completar o primeiro trimestre, que é mais leve, outra aproximadamente entre o quinto e o sexto mês, outra entre o oitavo e o nono mês e a última pouco depois de 1 aninho. O Aquiles vai fazer 1 aninho no fim do mês, mas biológicamente ele tem 9 meses e meio, quase 10, pois é prematuro, e analisando bem, sim, ele esta na crise de angústia ou separação, que se dá próxima aos 9 meses. Essa crise, segundo os pediatras é a mais intensa pois causa um transtorno  no sono que pode durar cerca de 4 semanas!!! Que dureza hein!!!!
O bebê pode acordar mais de 15 vezes à noite, e muitas veses ficamos assustadas pois o choro é intenso...o Aquiles quando começa a pegar no sono, se agita de novo e chora...é uma coisa!!!!
Os pediatras alertam que levar a criança para a nossa cama é mais por nossa necessidade do que dos bebês...que isso pode causar, além do costume de dormir com os pais, afastamento do casal...e ninguém dorme direito com medo de sufocar o baby... Mas quem não leva o bebê pra cama? Quem aguenta ficar de pé...do lado do berço hoooooras a fio???#sóemfilme...
Os especialistas falam também que nessa crise, a mãe é quem deve sempre atender ao baby, pois ao apagar as luzes e sair, o bebê entende que vamos embora, e se ao chorar ou o pai ou a babá sei lá, atendê-los ao invés da mãe, o bebê vai sentir mais angústia ainda, pensando que a mãe não voltará....
Essa crise é caracterizada principalmente por essas alterações e perturbações de sono, mas pode ocorrer uma pequena "greve de fome" por parte do baby também.
Nessa fase é importante um "objeto de transição", algo em que o bebê se apegue, tipo um paninho, um bichinho...que ele beije, goste, e fique com o cheirinho dele, esse objeto simbolizará a mãe nos momentos em que ele se sentir angustiado e só; perceberá que, apesar de a mãe se afastar, ele pode acordar que o objeto ainda estará lá. Esse objeto deve ser escolhido pelo próprio baby.
O Aquiles tem um elefantinho azul que é a "naninha" dele, ele ama aquele bichinho...fica acariciando antes de dormir. 
Espero que essa fase passe logo...ele não tem tido falta de apetite, mas o sono...só por Deus!!! Achei super oportuno colocar isso no Blog porque tenho certeza que outras mães devem estar passando por isso e sem muita informação, e aí acabamos achando que nós é que somos o problema. Vou deixar o link com toda informação, inclusive sobre as outras grandes 3 crises, pode ser que ajude outras mamães.
Espero que tenha valido a leitura....um super beijo e fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. Nossa eu adoreei o post...não sabia dessas crises...
    Realmente deve bater um desespero na hora né? Um sentimento de impotência...
    Mas essa história do objeto de transição é super verdade...
    Eu mesma tinha uma coelha de pelúcia que era a paixão da minha vida...eu dormi com ela a infância toda,até começar a namorar...
    Com certeza vc vai conseguir se adaptar á esse momento e ajudar seu pequeno na adaptação dessa fase também!!
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...tenho fé que sim! Agradeço a Deus por ter disposição de ficar acordada na madruga...porque se eu tivesse trabalhando, não sei como seria!!! bju!

      Excluir
  2. Amiga, o Gu tem essas crises até hj, antes mais bebê tinha que pegá-lo no colo e acalentá-lo que logo passava. Hoje é só quando o travesseiro fica longe dele, logo que o encontra na cama passa. Realmente é um choro que assusta parece que caiu rs....
    * Preciso ler sobre armazenamento do leite materno, volto a trabalhar e o Gui ainda vai estar com 3 meses, não queria dar outro leite.

    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vishhhh......será que o Aquiles vai ter isso até depois de 1 ano!!!! rsrsrsrs....Vou ver algo sobre armazenamento de leite.....bju!

      Excluir
  3. Uma amiga minha passou por isso ;)
    BOM SAMANTHA, estou aqui acompanhando seu blog e no canal do youtube também . Te achei no grupo da Paloma
    Tenho um blog também :http://maecomsaltoalto.blogspot.com.br/
    Da uma passadinha lá ;*
    Beeijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Obrigada flor...pode deixar que eu vou lá visitar seu blog! Bju!

    ResponderExcluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

Obrigada pela visita e comentário! Eu e Aquiles agradecemos muito! Um super beijo!