Hora de escovar os dentinhos!

Olá queridíssimas! Espero que todas estejam bem. 
Bem, bem, bem...há algum tempo eu venho questionando a pediatra a respeito da higiene bucal do Aquiles, se já deveria iniciar a escovação, se já deveria utilizar creme dental, se deveria continuar usando a gaze...enfim...dúvidas e mais dúvidas.
Eu meio que já havia pesquisado um pouco, mas como sempre gosto de confrontar e comparar opiniões, cheguei a uma conclusão a respeito do assunto e hoje vim aqui compartilhar com vocês.
Em primeiro lugar sabemos que a higiene bucal do baby deve ser feita desde sempre, utilizando uma gaze ou uma fraldinha (limpa!), molhada em uma água tb limpa. Ocorre que, depois de 6 meses os dentinhos desimbestam a sair, claro que varia de bebê para bebê, mas quando já tiver uns 4 ou mais dentinhos, uma boa opção é utilizar as dedeiras de silicone , que vendem em farmácias especializadas, da mesma maneira que utilizava-se a gaze ou fraldinha. Os dentistas recomendam porque massageia a gengiva, alivia o inchaço e quando escovamos, ajudamos o dente a nascer. A gengiva fica cada vez mais delgada, facilitando a erupção do dente. Não que a opção da gaze seja desartada, mas a dedeira (que imita uma escovinha, só que beeeeem mais macia) tem essas pequenas vantagens citadas. Claro que ela deve ser esterelizada na mesma frequencia que chupetas e mamadeiras e nunca deve ser usada mais de 3 meses, como uma escovinha mesmo.
Os especialistas dizem também que tão logo nascem os primeiros dentinhos, uma consulta já pode ser marcada no dentista; e o momento de passar à esovação com escovinha, inicia-se quando nascem os primeiros dentes do fundo.
Sobre o creme dental, há controvérsias; alguns dizem que não há necessidade de utilizá-lo ainda na fase da "dedeira", outros dizem que esse é um bom momento, enfim, o ponto convergente em relação a esse assunto fica por conta do flúor: até mais ou menos 6 anos de idade, não há necessidade de utilizar um creme dental com flúor, mesmo porque podem vir a engolir durante a escovação e não seria muito saudável.a dia é ir ensinando o baby a cuspir a espuminha durante a escovação, quando estiver craque nisso...pode passar a usar o flúor!
Bem, sob orientação médica, passei a utilizar  a dedeira (que já havia comprado), e um creme dental sem flúor, chamado MALVATRIKIDS. espero que tudo corra bem, por enquanto tem dado super certo. em um outro momento volto pra falar desse creme dental, se realmente vale a pena, e sobre a dedeira da CAJOVIL também. Bem meninas, por hoje é só, e bora cuidar da saúde bucal de nossos babies!
Super beijo e fiquem com Deus!
  

4 comentários:

  1. Quando descobri que estava grávida sai pesquisando e lendo tudo á respeito da gravidez e do desenvolvimento do bebê mês a mês...
    Nessa fase de dentinhos eu tinha ( e ainda tenho) algumas dúvidas...a principal delas é quando começar...
    Adorei seu post porque me ajudou muito á ter uma noção...essa historia da gaze ou fraldinha com água eu não conhecia....vivendo e aprendendo rs...aguardo a resenha dos produtos!!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  2. Amor, taguiei voce !

    Olha lá : http://maecomsaltoalto.blogspot.com.br/2013/09/tag-complete-frase.html

    Beijo grande !

    ResponderExcluir
  3. Oi Sam, faz tempo que estou tentando falar contigo e não consigo :/
    Boa dica, essas dedeiras parecem ser bem eficazes mesmo, ganhei uma más ainda é cedo pra usar com o Gui, eu faço a higiene dele com gazes!

    http://meu-pequeno-guilherme.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara! recebi o presentinho do sorteio hoje!!! Amei viu, já tirei fotos e logo faço o post! #meiosemtempo...Obrigada! Um super beijo!

      Excluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

Obrigada pela visita e comentário! Eu e Aquiles agradecemos muito! Um super beijo!