Bem coisa de Mãe: Quartinho Montessoriano.


Oi pessoal, tudo bem?
O post de hoje é sobre um método criado em meados de 1907 na Itália,  por Maria Montessori, médica e educadora, método esse que se estende da educação formal ao ambiente, no intuito de criar um espaço criativo e apropriado para as descobertas do "saber". Vou apresentar o assunto no geral, mas quem quiser, vale a pena pesquisar melhor. Essa pedagogia propõe criar um ambiente que permita a livre expressão das capacidades das crianças, que estimule a desenvolver-se por meio de suas próprias experiências.
Quando pensamos num quarto Montessoriano temos que lembrar que a decoração deve ser feita para as crianças e não para uso dos adultos. Aqui no Brasil essa teoria não é unânime entre as mamães, no entanto, vejo muitas mães blogueiras e vlogueiras que acompanho se adaptando e se apaixonando pelos métodos de Maria Montessori. A primeira vez que tive contato com essa proposta foi na faculdade, mas não sabia que viria à tona em tão pouco tempo; parecia algo distante e extremamente difícil de se "incorporar" à nossa cultura, entretanto está áí. A queridíssima Flávia Calina preparou um quartinho Montessoriano lindo pra sua pequena e você pode conferir no Blog dela http://www.flaviacalina.com/, e ver que fofura ficou! Além dela, tenho aqui amigas blogueiras  que já adaptaram o quarto do baby, como a Gleysa do Blog Mamãe Ursa http://www.demamaeursa.com/, ; já vi também a Juliana Palma do Blog De Menina à Mãe http://www.demeninaamae.com.br/ fazer algo parecido no quartinho novo do Arthur quando se mudou...e por aí vai.
Há aqueles que criticam, que não gostam, e até reprovam....mas porque de fato não conhecem a proposta por completo. Vale a pena procurar saber e ponderar sobre até que ponto pode ser válido ou não.
Para quem quiser se aprofundar mais no assunto deixo aqui dois links que vão tratar melhor do assunto.
Espero que tenham gostado e se inspirado a saber mais do assunto! Pretendo fazer umas pequenas adaptações com influências Montessorianas no quartinho do Aquiles, nada muito grande porque estou tentando me adaptar ainda. Pra quem quiser tentar...vão aí algumas fotinhos inspiradoras!
Um super beijo e fiquem com Deus!






1 comentários:

  1. Sá'h!! Eu acho lindo o quarto Montessoriano, acho que a criança interage melhor com seu próprio ambiente!!!! Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir
:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

Obrigada pela visita e comentário! Eu e Aquiles agradecemos muito! Um super beijo!