Organizando os estudos!

Oi pessoal! 

Hoje venho aqui dar algumas dicas sobre como organizar seus estudos, sejam escolares, sejam para concursos públicos ou até mesmo para cursos. Sempre estou lendo sobre Organização de qualquer coisa, e, em início de ano, as pessoas geralmente gostam de planejar seus estudos, fazer um curso novo, voltar a estudar....e cá estou eu para dar algumas dicas de como se organizar para ter êxito em seus planos de estudo!Vamos lá?
































Imagem: www.concubras.com.br


Nem sempre temos um horário fixo para estudar, até mesmo em período escolar, ou graduação, não temos horários definidos de estudos e nem a mesma quantidade de horas todos os dias, então li algumas coisas e trouxe (resumidamente) um método de estudo em CICLOS, que independe de quantidade de horas que você tenha disponível para estudar. Quem criou esse método foi  o Alexandre Meirelles,  no livro “Como estudar para concursos”,  mas também li no Blog da Thaís Godino (Vida Organizada), bem explicadinho.
Ocorre que aqui vou falar por alto sobre o assunto, quem quiser se aprofundar precisa ler mesmo o livro que aliás é excelente! Deixe- me ver se consigo explicar através de passos:

Passo 1: Liste as Matérias a serem estudadas bem como o tempo que você terá disponível para cada uma delas.

Nesse passo, você precisa escrever quais matérias vai estudar, dentro do seu conteúdo, e também tentar delimitar um “tempo” de estudo para cada uma delas. Não ultrapasse 2h30, e deixe ao menos 1h00 para cada disciplina. Se for estudar para concursos comece pelas matérias básicas depois as específicas. Ex:       
                                                                       Legislação 1h00
                                                                       Língua Portuguesa 2h00
                                                                       Inglês 1h00
                                                                       Informática 1h00                       Total: 5h

Passo 2:  Estudar  respeitando a ordem do seu ciclo, porém sem horários fixos, quando puder.

Vá seguindo a ordem até recomeçar o ciclo pela primeira disciplina que você estudou. Assim, você terá também uma noção de quanto tempo leva para “rodar um ciclo” de estudos.

Passo 3: Faça uma espécie de gráfico pizza dividindo-o na quantidade de disciplinas que você estabeleceu. Deixe próximo de seu local de estudo e siga!

IMPORTANTE:

Procure não deixar disciplinas parecidas muito próximas. Se você fizer uma pausa, para ir ao banheiro, atender ao telefone etc, desconte esse tempo no seu estudo. Se você não cumpriu o horário todo de uma disciplina, por exemplo as 2h de Língua Portuguesa, quando for recomeçar os estudos (dia seguinte ou mais tarde) recomece por ela e depois dê seguimento às outras.
O bom nesse tipo de estudo é que mesmo que você não tenha horários definidos, ou trabalhe muito, tenha filhos e etc, você consegue estudar independente da quantidade de tempo disponível, e dando a devida atenção a todas as disciplinas que precisa estudar.

Outras dicas:

·         Para quem faz cursinho, ou para quem é fã de vídeo aulas, lembre-se: aula dada é aula estudada!
·         Estude de Segunda a Sábado, reserve o Domingo para descansar;
·         Não deixe de fazer redações! Peça para alguém ler e apontar os possíveis erros.
·         Resolva provas antigas;
·         Revise os conteúdos quando estiver próximo da prova;
·       Mantenha uma  atividade física regular: ajuda na disposição e concentração, mas nada de exageros!

Bem gente, por enquanto é isso, logo eu volto com mais dicas, beijão!

1 comentários:

:) :,( ;) :D :-/ :? :v X( :7 :-S :(( :* :| :-B ~X( L-) =D7 :-w s2 \m/ :p kk

Obrigada pela visita e comentário! Eu e Aquiles agradecemos muito! Um super beijo!